deu tudo certo :)
sobrevivi a migração hehhehehe
nossa esse recurso de correção ortográfica aqui está show!

as únicas coisas que quebraram por enquanto foi o beagle que não instala
mais nem com reza brava (mesmo a versão do edgy, ele requer a
libgmine2.0-2porém o edgy já usa a
2.1

e o amsn que usa uma biblioteca de criptografia de nome tcltls, mas não
reconheceu a versão instalada (não tinha com o dapper também, é necessário
uma pequena black magic (hack) hehehe

black magic:

/usr/lib/tls1.50$ sudo pico pkgIndex.tcl

procure por:
package ifneeded tls 1.5 "[list load [file join $dir .. libtls1.50.so] ] ;
[list source [file join $dir tls.tcl] ]"

mude para:
package ifneeded tls 1.50 "[list load [file join $dir .. libtls1.50.so] ] ;