Saudações,

Dias atrás comprei um notebook vaio SVE17.
Por questões que desconheço eu não consegui instalar o Ubuntu 13.04, mas
consegui o Debian 7 e Xubuntu, apesar do último desconfigurar no início
(tela login ficava dividida), o que resolvi no primeiro login, instalando
drives da placa de video.
Mas o Ubuntu foi impossível, descofigurava na hora do boot, ficava uma tela
laranja, sem condições de acessar terminal e instalar drives.

Minha alternativa para não ficar com o windows foi instalar o xubuntu,
instalar a placa e adicionar o gnome shell. Visto que com o debian eu
estava passando trabalho.

Porem após isso surgiu uns problemas que não consigo resolver, o botão
desligar não está acessivel, a central de programas e o synaptic não
instalam, o hd externo não monta, a wifi não conecta, e parece que tudo
isso tem haver com falta de permissão.

Procurei na web sobre o tema e só acho permissão para pasta e arquivos,
nada mais amplo para aplicativos.

Alguém saber me dizer como mudar a permissão do usuário para que ao abrir
a central de porgrama e solictar que instale algo, por exemplo, o ubuntu
abra a caixa para senha?
Ou se alguém já passou pela situação que descrevi do Ubuntu, e tiver uma
solução, agradeço.
Att*
*

*