Você resolveu o problema. É estranho. A acessibilidade desta tela não
é lá grande coisa. Quando passeei com o tab por este painel, a caixa
de verificação "Habilitar espaços de trabalho" não era focada. Somente
conseguia conhecer o seu conteúdo por meio do cursor virtual do Orca.
Mas como este recurso é trabalhoso, pensei que tinha conseguido clicar
nesta caixa de verificação, mas tal não tinha acontecido.
A mensagem que mencionei continua por lá, a anunciar que o painel está
bloqueado. A despeito disso, a caixa de verificação funcionou; estou
com as minhas 4 áreas de trabalho e isso aumenta significativamente a
minha produtividade no Ubuntu.
Muito obrigado a você e a todos os amigos que colaboraram com a questão.

Luciano de Souza