Pedro,

O teu caso é um clássico de como os vírus atuam e enchem o saco da gente.
Nada contra os terroristas que aproveitariam o ensejo para propagar ainda
mais as pragas para o windows, sou daqueles que, se posso ajudar, ajudo.

Então, você deveria sim, como estás em uma rede compartilhada, instalar um
anti-vírus, ou ao menos, um scanner. O scan padrão que está nos
repositórios é o clamav (clantk é o front-end).

Como se trata de um servidor samba, podes pensar em algo mais profiça, como
um Karsperk File Server ou Endpoint Security for Linux. Mas tem muitos
outros, deixo pro pessoal indicar os de sua preferência.

E faço coro com o Robson, nunca peguei um vírus no linux, muito mais pelo
meu perfil de usuário, do que por causa de antivírus.

A propósito, como estás em uma rede compartilhada, não adianta nada tu
estás com um antivírus e o restante das máquinas Windows cheias de buracos,
logo tens que resolver a origem da infecção no Windows antes até que se
preocupar com o Linux.

Abraços

PS: continuo esperando o retorno ao meu desafio na última thread sobre
vírus aqui na lista. Em resumo: me apresentem um vírus livre para Linux
(não vale os "estudos de caso" ou "provas de conceito" que seja efetivo no
Linux) que efetivamente atue em um sistema linux.

Em 4 de setembro de 2013 00:18, Pedro <pedr...@gmail.com> escreveu:

> Pessoal,
>
> *Vocês utilizam antivirus no Ubuntu? Sim, qual? Não, porque?*
>
> Pergunto isso porque tenho um compartilhamento samba onde encontrei mais de
> uma vez arquivos executáveis com vírus. Eles não infectam o Linux mas me
> incomoda saber que estou infectando o pessoal do Windows.
>
> Não mais poder salvar arquivos executáveis no compartilhamento samba,
> também é uma solução valida, mais o antivirus ainda é a mais segura, eu
> acho.
>

> Att
> Pedro Viana

> [...]

André Cavalcante
Manaus, AM., Brasil

Ubuntu User number # 24370

em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o LibreOffice (
http://pt-br.libreoffice.org/).