Nilton, cê tá lendo errado o comando free. Olha só o meu:

$ free -m
             total       used       free     shared    buffers     cached
Mem:          3871       2922        949          0         39       1898
-/+ buffers/cache:        983       2887
Swap:         7627          0       7627

Explicando:

Do total de memória , há 39M que está usada para buffers e 1,8G que está
sendo usada para cache de disco. Se as aplicações precisarem, elas alocam
mais memória e o sistema diminui o cache. O cache é só usado para acelerar
o acesso ao disco.

Abaixo, faço o mesmo para o seu caso:

Em 6 de dezembro de 2013 10:21, Nilton Vasques
<nilton.vasq...@gmail.com>escreveu:

> Pessoal,
>
> Há alguns dias tenho notado meu computador bem lento, e só hoje decidi
> checar como estava o uso da memória RAM.
>
> Resultado os 6GB de RAM está quase inteiramente sendo utilizado, com apenas
> o browser aberto. O que fazer?
>
> Eis o cenário:
>
> free -m -h
>               total       used       free      shared       buffers
> cached
> Mem:          *5,7G       5,5G       240M*         0B       1,1G       3,4G
> -/+ buffers/cache:       1,0G       4,7G
> Swap:         815M        40K       815M

Isso significa que você está consumindo somente 1,1G com buffers e 3,4G com
cache. Eu também não me preocuparia com esses poucos 40K de swap. Se fosse
mais, aí sim, me preocuparia. Você só tá com pouca memória de swap, se
precisar hibernar pode ser um problema.

Se o sistema está apresentando lentidão é por outros motivos.

--
André Cavalcante
Manaus, AM., Brasil

Ubuntu User number # 24370

em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o LibreOffice (
http://pt-br.libreoffice.org/).