Ele faz parte da instalação padrão. Alias, se tu quer verificar se um
pacote faz parte da instalação padrão, execute:
apt-cache show <nome do pacote>
No final na parte Task, deve ter ubuntu-desktop. Isso quer dizer que é
parte da instalação padrão do Ubuntu regular em versão desktop.
 Tu pode fazer scripts ótimos que fazem muitas coisas. Alias, essa tua
ideia de automatizar as tarefas não é nada mal. Vamos conversar pela lista
(assim podemos atrair mais pessoas) e mantém um repositório no GitHub. Isso
além de ser um projeto de pesquisa ótimo, pode ajudar várias pessoas.

Escrevo 5 frases ou menos: http://five.sentenc.es
Checo meu e-mail 2x ao dia: http://www.calmbox.me