Em 3 de janeiro de 2014 20:56, Renato Barbosa Pim Pereira <
renato.barbosa.pim.pere...@gmail.com> escreveu:

> Não seria mais simples utilizar o próprio gerenciador de disco do windows
> para diminuir a partição windows e instalar o Ubuntu em dual-boot?

Renato, como o Paulo disse, não é só a questão do tamanho da partição. Tem
que configurar o boot do computador.

http://askubuntu.com/questions/221835/installing-ubuntu-on-a-pre-installed-windows-8-64-bit-system-uefi-supported

A primeira resposta é bem completa e me ajudou muito. Um dos primeiros
links citados nela é da Wiki do Ubuntu sobre este problema do UEFI. É muita
coisa diferente, muita coisa pra ler, e cada fabricante faz uma tela
diferente.

--
Humberto Fraga
https://play.google.com/store/apps/developer?id=Humberto+Fraga