Alguns podem discordar, mas eu pessoalmente sou totalmente contra essa "forçação" de barra da Canonical. E é por isso que a 10.04 é a última (a princípio) versão do Ubuntu que uso. Outras distribuições respeitam muito mais a opinião dos usuários, e não empurram goela abaixo modificações.

Sistema Operacional não é pra receber atenção. É pra ser estável e passar despercebido. Serve apenas pra rodar os seus programas, e não é pra ficar gastando tempo tentando aprender sobre uma nova versão, ao meu ver.

Debian e Linux Mint, por exemplo, tem uma ideia mais condizente com o que entendo como ideal...

Talvez Fedora também, mas como não tenho muita experiência com Fedora, não posso falar nada