Bom dia.

Minha pergunta não foi se você consegue. Minha pergunta foi se você PRECISA
rodar ele do terminal. Se vc instalou corretamente, deve haver um atalho
pra ele em algum lugar no seu ambiente gráfico.

Se vc digitou o & no final do comando, se vc fechar o terminal ele não será
encerrado e continuará rodando. mas, como já disse isso é um paliativo e
você deveria estar rodando ele através de um atalho no seu ambiente gráfico.

Abraço.