Olá novamente Braune,

Em 25 de março de 2014 13:52, Braune Bastos <elbrun...@gmail.com> escreveu:

> André, você está partindo da uma visão ideólogica de livre mercado que deve
> ter lido em algum livro de autoajuda. O que eu disse é que os serviços em
> questão só não são piores porque existe algum tipo de regulação com base na
> lei. A mesma lei normatiza a existência de "bons restaurantes", que
> deveriam ser fiscalizados pela Vigilância Sanitária;

(que não faz o seu serviço, diga-se de passagem)

O que permite existirem bons restaurantes é simplesmente uma lei econômica:
a lei de oferta e demanda.
Há demanda para bons restaurantes, isto é, gente que quer pagar para comer
fora de casa. E há gente
que abre um negócio de vender comida fora de casa. Simples assim. Se eu não
gostar do restaurante ou
a comida me fizer mal, busco outro. Porque dá certo? porque realmente tenho
diversas opções.
Após algum tempo, o próprio mercado filtrou os restaurantes ruins.
Ainda há restaurantes ruins? Sim, há. Mas, sem dúvida tenho a opção de não
usar um mal restaurante.

> e os computadores que
> você pode escolher são vendidos a prestação nas Casas Bahia porque as
> empresas que os montam têm incentivos legais para produzir artigos de
> informática no Brasil.

Não somente das Casas Bahia. Há uma infinidade de lojas que vende bens de
informática e inclusive computadores importados. Também posso comprar pela
internet. Novamente, o que escrevi é sobre opções. Nesses dois mercados
temos opções.

> Você acusa o Marco Civil de restringir liberdades e chamou outro colega
> aqui de "totalitário", mas quem eu vi desvirtuar informações para sustentar
> seu ponto de vista foi você.

Sim, o Marco Civil, no momento que exige que os provedores não possam fazer
arranjos em virtude do tipo de tráfego que vai em suas redes, está
limitando a liberdade: está limitando a minha escolha de pagar mais para eu
ter a Netflix com prioridade em minha casa, um serviço que eu uso bastante
porque gosto de ver filmes em minha tv. Também estará limitando a sua
liberdade de pagar mais para usar outro serviço qualquer. Só não estará
limitando a liberdade do governo em invadir a nossa privacidade (um dos
artigos trata exatamente da guarda de informações, por parte dos
provedores, e com acesso pelo governo, de dados relativos às minhas
conexões).

> Saia do armário e diga que você é um defensor
> da desregulação econômica (nem cogito usar o "palavrão" neoliberal").

Pelo jeito cê precisa estudar um pouco de filosofia política: neoliberal é
dito daqueles que se dizem liberais, mas defendem o novo (daí o neo no
nome), mas este novo é extremamente antigo (foi colocado em prática pelo
Musoline na Itália na década de 30) e se trata exatamente do que você está
defendendo atualmente: que o mercado seja controlado pelo governo.

Eu sou um libertário, ou, para alguns, um liberal clássico: eu defendo o
livre mercado, mas o livre mercado mesmo, sem o governo ficar dando
dinheiro dos impostos (meu dinheiro), nem concessões, nem nada dessas
presepadas para suas empresas favoritas.

> Pra
> mim, governo não é essencialmente bom ou mau.

Não, o governo é essencialmente mau. Ele nasceu quando alguns, sob a
desculpa de proteção, adonaram-se do poder de decidir o que é melhor ou
pior para o restante da população de um determinado território,e passaram a
"cobrar" por essa segurança e pelas decisões (os impostos). Qualquer
semelhança com a máfia não é mera coincidência. No passado o governo era
justificado pelo fato de o soberano ser um "deus vivo" (faraós), depois
pelo sangue nobre ("reis") e hoje porque foi eleito pela maioria ("o
presidente").

> Não tenho a mesma visão
> positiva do "mercado", porque nunca vi empresa nenhuma priorizar o cliente
> sobre o seu lucro.

Se não priorizar o cliente, não vende, se não vende, não tem lucro. Quem é
empreendedor sabe disso. O objetivo é a venda e para vender, tem que vender
o que o cliente quer. Se a padaria da esquina não presta, vou a uma outra
mais a frente. Se aquela não vende, com o tempo, fecha. Só é diferente
justamente nos mercados onde o governo se mete e passa a faze concessões,
financiamentos etc. etc. etc.

> Por fim, tenho vergonha de ver um brasileiro reclamar que a saúde é
> "totalmente socializada pelo SUS", que tem suas falhas mas presta grande
> serviço a boa parte da população.

Uai, e não é? Por um acaso alguém, individualmente, paga alguma coisa para
ter acesso à saúde no Brasil? Não, então a saúde é socializada, isto é,
paga pelo conjunto da sociedade. Essa de que tem falhas já é uma
constatação sua - eu não entrei nesse mérito.

> E dizer que só a Petrobrás produz
> petróleo no Brasil é mais uma prova da sua ignorância.

Não precisa acreditar em mim não, clica aí na globo (que é "amiga do rei")
(matéria do ano passado):
http://oglobo.globo.com/economia/consumo-producao-de-petroleo-no-brasil-subiram-dez-vezes-mais-que-refino-em-dez-anos-9498308.
: "Adriano Pires aponta que qualquer tentativa de abertura de novas
refinarias por investidores privados seria também prejudicada pela política
de preços, que torna desvantajosas as margens de lucro desta atividade. — O
Brasil tem 16 refinarias, todas estatais. Os Estados Unidos têm 144, quase
todas privadas. Pela lei 9.478/97, qualquer empresa pode solicitar a
abertura de uma refinaria. Mas porque vai fazer isso se a margem é
negativa?"

O problema é que a gente vai para o lado emocional muito fácil e é aí que o
PT entra e se torna o rei. Mas, na real, a coisa é mais séria do que se
pensa.

Abraços.

--
André Cavalcante
Manaus, AM., Brasil

Ubuntu User number # 24370

em outro formato, você pode instalar gratuita e livremente o LibreOffice (
http://pt-br.libreoffice.org/).