Esqueci de mencionar: Depois de instalado, abra uma janela do Nautilus e
clique na opção "Conectar a servidor". na Janela que se abre, digite o
caminho "ssh://usuário@ip-do-computador". O Nautilus vai pedir a senha do
usuário no computador remoto.

Após feita a conexão, a pasta remota é aberta e a conexão aparece na
listagem de pastas na coluna da esquerda. Ai vc clica com o botão direito
nela e escolhe a opção "Adicionar marcador". Aí ela fica permanentemente na
lista do Nautilus e você pode ativá-la apenas clicando nela. Isso vale para
computadore na mesma rede e para computadores remotos que tenham IP válido
na Internet. Caso você queira fazer o acesso entre computadores remotos que
ficam atrás de um firewall/proxy, é preciso criar uma VPN antes.

Abraço.

Paulo de Souza Lima
http://almalivre.wordpress.com
Curitiba - PR
Linux User #432358
Ubuntu User #28729

*Onde há Consciência não há necessidade de leis.*