Vagner, boa tarde.

Sinto a mesma coisa... eu participo (ou ao menos participava) desta lista a
muito anos.
Infelizmente esta lista que deveria ser um recurso para ajudar novos
usuarios foi dominada por um pequeno grupo de usuarios que se acham
superiores aos outros, e que veem os novos usuarios com maus olhos...
consideram perguntas basicas como ofensas... maltratam usuarios...( logo
logo alguem vem reclamar porque estamos conversando sobre isso).

Mas ísso é meio que normal... é uma herança de outros tempos, onde usuários
do Linux tinham esta atitude... voce só entrava na "roda" deles se voce
tivesse um minimo de conhecimento, e isto incluia conhecer sobre shell,
comandos, e bla bla bla...

Só que a filosofia do Ubuntu é justamente o contrário... é disponibilizar o
pinguim para usuarios normais, que não querem ou não podem perder tempo com
longos comandos na shell ou ter que ficar compilando pacotes e mais um
monte de procedimentos...

Eu particularmente só observo a lista a um bom tempo.... e vejo a cada dia
que passa o numero de duvidas aqui cair, e cair, e cair... ja houve tempos
aqui que esta lista era muito movimentada...

Infelismente nem todas as pessoas estão prontas para ajudar e para conviver
em comunidade, porque para isto é necessário conviver com opniões
diferentes das nossas e, principalmente, respeitar a opnião dos outros.

Enquanto isso, vamos ficando aqui, só observando. Quem sabe um dia seja
possivel voltar a ajudar novamente.

Regards,
Anderson