Correção nesta mensagem:

> From: [EMAIL PROTECTED]
> Subject: [Ubuntu-BR] dpkg exited unexpectedly???
> To: ubuntu-br@lists.ubuntu.com
>
> Caros amigos,
>
> meu UBUNTU não instala e nem desinstala mais nada... as atualizações
> requeridas não ocorrem... em qualquer um destes fatos retorna:
>
> Pré-configurando pacotes ...
> E: Sub-process /usr/bin/dpkg exited unexpectedly
>
> Alguma sugestão do que devo fazer para corrigir isto???
>
> Obrigado,
>
> Gilberto Schwertner

Já tive um problema desse.
1. Vá em /var/cache/apt/archives <================corrigir (havia
esquecido de colocar apt)
2. Veja se lá existe um diretório "/partial"
3. Caso afirmativo, abra-o e veja se está vazio.Se não estiver, apague
o(s) arquivos que lá existirem.
4. Tente atualizar o sitema (clique em
Sistema=>Administração=Gerenciador de Atualizações : Verificar :
Instalar Atualizações)

Caso o problema sinda persistir vá no
diretório /var/lib/apt/lists/partial e veja se o mesmo está vazio. Se
não estiver vazio, apague o(s) arquivo que lá estiver e tente atualizar
novamente.

Boa sorte!