André,

Acredito que a alternativa do Carlos irá funcionar. E como foi discutido na
Thread, se o Windows foi instalado em GPT
deve seguir o padrão GPT. Outro detalhe o GPT é muito bom funciona muito
bem e podemos criar quantas partições
primárias quisermos rsrsrs acho que é 255 partições.

Eu faria o seguinte:

1) Backup dos meus arquivos,
2) Modificaria o boot para UEFI(uefi mode without csm se houver essa opção),
3) Boot com windows e restauração ao padrão de fábrica
4) Criação dos DVDs/Pendrive para restauração de fábrica para quando quiser
formatar o Windows(claro que isso vai substituir tudo até o Linux)
    caso também o HD de problema você poderá restaurar seu sistema sem a
ajuda da Dell.
5) Redimensionamento com o gerenciador de disco do Windows colocando quando
quero para o Ubuntu
6) Instalação do Ubuntu 14.04 com grub UEFI

att,

Adauto Serpa