Opa cara, blz?

Em materia de edição de codigo, o linux está muito bem servido.

O próprio editor de textos do gnome quebra um galhão, especialmente se
vc instalar alguns plugins.

tem o blue fish e o quanta plus (este para kde) editores pesados como o
dreamweaver, mas cheio de funcionalidades. particulamente prefiro os
editores mais leves e mais rapidos, como o screem, o scite e o proprio
editor de textos do gnome. para editar css tem o excelente CSSed.