Como é que cê configura manualmente a resolução do monitor?

Eu entro com esses comandos no shell, nessa ordem:

1.  xrandr --newmode "1440x900_59.90"  106.29  1440 1520 1672 1904  900 901
904 932  -HSync +Vsync

2.  --addmode VGA1 1440x900_59.90

3. --output VGA1 --mode 1440x900_59.90

Ele é sempre detectado?

O hardware sim. Mas a configuração faço sempre que reincio, já acostumei e
faço rapidinho, os comandos estão armazenados no histórico do shell ... é
mole.

Você consegue desplugá-lo e plugá-lo e ele continua funcionando?

Sim sem problemas

Tem como automatizar isso, mas acho tão fácil que não o fiz ......

Detalhe, depois dos comandos vou nas configurações do Sistema > Tela e
monitor  ... e concluo as configurações , dá para fazer em menos de 1
minuto.

Na primeira vez é mais complicado, mas depois é mole.

Boa sorte

*Thomé*