Caros,

Há algum mistério em minha máquina. Não consigo executar arquivos de
som pela linha de comando, seja por meio do mplayer, seja por meio do
moc.

O computador tem som. De certo, não é este o problema. Aliás, se não
tivesse, considerando que sou cego e que utilizo o Orca para ler o que
se passa, não estaria a enviarlhe esta mensagem!

Então, está tudo bem com o Orca. Também consigo executar sons com o
Rythmbox e com o Banshee. Contudo, não obtenho êxito com o mplayer:

Observem os erros que obtenho:

$ mplayer "01. Occasional Overture.mp3"
mplayer: could not connect to socket
mplayer: No such file or directory
Failed to open LIRC support. You will not be able to use your remote control.
mplayer: could not connect to socket
mplayer: No such file or directory
Failed to open LIRC support. You will not be able to use your remote control.

$ moc "01. Occasional Overture.mp3"
moc: could not exec '/usr/lib/x86_64-linux-gnu/qt4/bin/moc': No such
file or directory

De fato, há qualquer coisa que não anda bem.

Um outro problema que enfrento diz respeito ao Firefox. Não sei se há
alguma relação. No Youtube, não consigo executar vídeos e é-me dito
que a causa é a desatualização do Flash Player. Pela página, não
consigo atualizar, então, fiz algo que sempre fiz com sucesso:

$ sudo apt-get purge flashplugin-installer
$ sudo apt-get install flashplugin-installer

Não. Não funcionou. O Firefox continua a dizer que estou com o Flash
desatualizado.

Mas é como disse, não sei se há alguma relação. Menciono o fato porque
sei o quanto é difícil dar alguma dica se não são apresentados
detalhes. Ocorre que, para mim, é um mistério, de fato, além daquilo
que expus acima, não tenho mesmo ideia do que poderia relatar.

Utilizo o Triskel 7.0, sendo ele baseado no Ubuntu 14.10 e, nele, tudo
já funcionou beníssimo e parou de funcionar.

--
Luciano de Souza