Caros,

Ao trocar de Triskel 7 para Ubuntu 14.10, fui surpeendido com uma mudança.

Não gosto de ficar a navegar longamente pelas pastas no terminal com
cd, então, instalei a extensão:

$ sudo apt-get install nautilus-open-terminal

Ela me permite navegar, dentro do Nautilus, até encontrar a pasta que
desejo e, então, por meio de opção do menu de contexto, posso abrir o
terminal já na pasta que desejo.

Mas é claro, antes precisava reiniciar o Nautilus:

$ nautilus -q

Então, de forma surpreendente, fiquei a saber que o Nautilus não
estava instalado! "Não está instalado? Então, qual é o gerenciador de
arquivos que estou a utilizar?"

Na dúvida, instalei o Nautilus:

$ sudo apt-get install nautilus

então, iniciei-o, abrindo o "executar" com alt+f2 e digitando
"nautilus". Mesmo assim, a opção de abrir uma pasta em um terminal,
disponível com a instalação do nautilus-open-terminal, não estava
configurada.

Fiz "nautilus -q", para reiniciá-lo e pronto, voltou a funcionar como se deve.

Em suma, após estes passos, consegui pôr a funcionar o Nautilus do
modo como gostaria. Agora, a pergunta é: como fazer com que seja o
gerenciador de arquivos padrão?

--
Luciano de Souza