Bem, exagerei um pouco.
Os comandos de desmontagem serão realizados no desligamento e buffers serão
descarregados de qualquer forma.
Mas as vezes a situação requer que você faça algo antes de desligar o
computador, talvez algo deva preceder a desmontagem.
No caso de uma desmontagem segura, talvez o uso do comando lsof para
determinar que o recurso não está sendo usado ou apagar arquivos
indesejados.
Mesmo que a desmontagem não seja requerida para desligamento, a idéia
permanece, você fez algo ao ligar e carece de cuidados antes de desfazê-lo.
Não havendo essa necessidade, o rc.local resolve da mesma maneira que o
autoexec.bat fazia no MSDOS lá nos tempos em que ícone era um objeto de
veneração :)

inte+