Ola Arli Pacheco,

Para travar o login de usuário comum na interface gráfica só existe duas
coisas, corrupção de dados ou /home cheio.

Para entrar num hd externo, é simples, dê boot com um CDlive ou Pendrive
Live, vc poderá acessar seu home do outro disco se conectado fisicamente
com computador com a sessão live.

Eu faria o seguinte, dê boot com um Live da vida no seu computador
problemático, faz o df -h no console, via gnome-disks ou via gparted mesmo
e se certificando que é partição cheia, vc pelo nautilus consegue
facilmente editar e apagar os arquivos desnecessários.

Dica: ./home/usuario/.cache é o cache do navegador, em meu computador
atual, tem 1gb de tamanho.

só limpando o cache do navegador já deve ser possivel logar pela interface
grafica do seu usuário

via console vc pode fazer com o comando:

rm -rf /home/usuario/.cache/

onde a palavra usuario é o nome do usuario que esta com problema de logon
grafico.

ou use o nautilus. aperte a combinação Ctrl  + L e a barra de endereços vai
aparecer, daí coloque o caminho que vc quer e voilá. pasta aberta.