Boa tarde Wagner e obrigado pela resposta.

Executando via terminal e como root, da forma que sugeriu, o seguinte erro é informado:

inkscape: error while loading shared libraries: libgtkmm-2.4.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory

Infelizmente essa informação não me ajuda, não sei como resolver.