para atualizar pelo terminal somente use a linha abaixo que faz tudo para
vc:

$sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade -y

Para atualizar a sua distro para uma versão nova, é necessário trocar o
upgrade pelo dist-upgrade.

Você só atualiza a distribuicao pelo apt-get usando o dist-update ou
trocando os repositorios da distribuição.

Se quer fazer pela interface gráfica, eu não conheço uma forma automática.
eu tenho alguns servidores com versao 15.10 que só fazem a linha que
indiquei e até hoje continuam com a versão 15.10. portanto não se preocupe
dele trocar a distro sem aviso.

Wagner de Queiroz
Be free with Linux