Olá a todos, de volta ao problema do Samba, estou com o ubuntu 16/04-64 com
todos os pacotes em dia, eu tenho algumas pastas em servidores Windows 2000
e Windows XP que tenho que acessar diariamente no escritório.

Se voce manda buscar na rede, ele acha as máquinas, mas não conecta, vive
pedindo novamente para autenticar. no XP nao é necessário isso, no Windows
2000 sim. pois bem, eu já havia desistido disso a tempos e resolvi fazer
via console usando o gvfs-mout  smb://servidor/pasta, ele abria a pasta em
/run/user/1000/nomeshare e funcionava bem, a duas versões para tras, isso
parou de funcionar tambem. ele não retornava nenhuma mensagem de erro,
dizia que a pasta estava montada no local, mas lá, mesmo como root, nao se
achava pasta.

Então me indicaram para pedir para o cifs.

vamos lá:

sudo mount -t cifs //192.168.0.251/shareIdiota -o
username=usuariotolo,password=maluca,rw /mnt/ShareIdiota

funcionou durante um tempo e agora, monta, mas eu como usuario comum não
consigo montar como rw, só entrando na pasta como root. Como usuário comum,
entro, navego, leio, mas não consigo gravar, isso é muito frustrante. Os
shares continuam sempre os mesmos e eu sou o admin da rede inteira.

Se alguém passou por isso e resolveu, vai ajudar um bocado.