Olá a todos!

Temos vários Mints (filho do Ubuntu) instalados por aqui, alguns em dual
com o Windows. Meu filho teve que retirar uma placa de vídeo de seu
computador por esta apresentar defeito. A partir daí, o Mint lá instalado
passou a não funcionar mais. Eu não sei como resolver o problema dele. Se
alguém puder ajudar, seremos gratos. Passo a palavra a meu filho para
descrever o problema:

Qdo meu computador passou a não funcionar mais, *(o sistema até
"funcionava", após enguiçar inicialmente; mas o vídeo, só em *standby*)*,
descobri q removendo minha placa *off-board* GeForce GT 630 (comprada há
menos de um ano), deixando a multimídia por conta da *onboard* GeForce
8200, o Windows 7 (32 bits), q já tinha os *drivers *dela, continuava
funcionando bem. Mas o *Linux Mint 17.2 Cinnamon (64 bits)* entrava sempre
em modo de recuperação, talvez por nunca ter baixado os drivers da
*onboard.*
Suspeitando q o problema fosse apenas uma questão de drivers, mandei
"baixar drivers para a placa de vídeo", via menu do sistema (não pelo
terminal). Após aplicá-los, veio a famosa tela preta, antecedida por alguns
"chuviscos". A partir de então, só dá tela preta.

"Tela pretas" parecem ser um problema de diversas versões de Linux com a
NVidia. Na internet, indicam coisas como: o antigo driver Nouveau ainda
atuando; drivers invasivos da empresa, "q por erro acabam tentando ganhar
acesso de root"; e uma possível incompatibilidade do Kernel com o novo
driver. As soluções passam por detalhes "perigosos", deletando/alterando
manualmente arquivos, e com ressalvas tipo "se não for exatamente tal
driver para tal placa/sistema, *não faça o procedimento*".

Mesmo sendo essa Lista sobre o Ubuntu, se alguém souber de uma solução
viável, sem precisar reformatar e reinstalar tudo, favor indicar.

Desde já agrademos.

Paulo Fernandes