Ola Silvio Hoffman,

O ubuntu que esta em seu notebook Dell não é puro-sangue, tem alguns
scripts da Dell, eu recomendo que vc primeiro ligue no suporte da Dell para
perguntar o que fazer, pois eles sabem como o script de pós instalação
funciona, pois eles o criaram.

Se vc puder mandar um Print de sua tela, poderá nos ajudar, no boot, veja
se aparece o menu do grub, mesmo que por poucos segundos, se aparece, olhe
as opções, deve ter uma opção de recuperação. ou modo console. se tiver,
podemos ajudar.

Se vc já esta na interface gráfica, vc pode dar a combinação ctrl + F1 e um
console vai se abrir pedindo usuario e senha, como não sei qual é o usuário
padrão que esta usando, minha esperança é ele abrir um console com $ ou #
antes do cursor, dizendo que vc ja esta podendo operar a máquina, e logado.
Se isso ocorrer, é muito bom, pois vc poderá digitar comandos e poderemos
fazer um suporte remoto.

Eu estou curioso para ver como é esse ubuntu customizado no dell.

Caso vc obtenha um console com $ ou # em vez de pedir um usuário e senha de
console, vc pode fazer qualquer coisa via console.

se ele pedir usuário e senha, como vc provavelmente não definiu isso ainda
pois o script de pós instalação não o fez, não entre em pânico, para voltar
a interface gráfica, use Ctrl + F7.

se tiver o prompt de comandos, maravilha, de o comando ps -aux e veja na
lista de processos se tem algo suspeito

O ps -aux retorna isso:
53hUSER       PID %CPU %MEM    VSZ   RSS TTY      STAT START   TIME COMMAND
root         1  0.0  0.0 185492  6080 ?        Ss   10:34   0:02 /sbin/init
splash
root         2  0.0  0.0      0     0 ?        S    10:34   0:00 [kthreadd]

o ultimo item é o comando executado, e %CPU é a porcentagem de CPU usada.

Pode ser que seu problema seja simples, ele não achou internet. O suporte
da Dell vai ajudar.

Wagner de Queiroz
Be free with Linux