Caros,
O Excel possui um recurso muito interessante. Por meio do Microsoft
Query, pode-se tratar uma planilha como se fosse um banco de dados.
Se tenho planilha, chamada Registros,  com as colunas “ID, Data, Loja,
Receita, Custo, Lucro”, posso, por meio do Microsoft Query, recuperar
dados com:
Select Loja, Lucro from Registros group by Loja order by Loja;
A pergunta que faço é: no Libreoffice, há recurso similar?
A pergunta não é se é possível conectar o Calc a outros bancos de
dados como o Base, o MySQL, o Firebird. Pergunto se é possível ligar o
Calc ao próprio Calc, tendo uma planilha como fonte dos dados e outra
como consulta, em uma relação cliente-servidor, em que os dados são
obtidos por meio do SQL.
Gostei tanto deste recurso no Windows, que seria bom ter algo similar no Linux.

--
Luciano de Souza