Caros achei parte da solução em

https://unixsherpa.com/solution/unable-to-browse-windows-network-shares-in-ubuntu/

Basicamente deve-se instalar o winbind [sudo apt install winbind] e editar
o arquivo /etc/nsswitch.conf de forma que a linha hosts fique da seguinte
forma:
hosts:          files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] wins dns mdns4
(no meu deixei *myhostname* ao invés de mdns4 - testei os dois e não vi
diferenças então deixei o original da versão).

Com isso consegui ver os grupos da rede e até entrar no WORKGROUP e ver
seus computadores.

Agora quando vou tentar entrar no meu grupo aparece a mensagem: falha ao
tentar recuperar a lista de compartilhamento.

Seguimos tentando. Agradeço se alguém tiver alguma sugestão.

Sds

Antônio Olinto