Assunto:        Re: [Ubuntu-BR] Alguém pode me ajudar, a instalar esse sistema?
Data:   Wed, 14 Nov 2018 21:46:49 -0200
De:     Mário Vianna <sol...@br.inter.net>
Para:   Paulo Correia <psc...@hotmail.com>

Prezado Ivan

Primeiro vá neste site: https://www.ubuntu.com/#download
Supondo que você vai instalar o Ubuntu em um desktop, neste site tem um título "Ubuntu Desktop" e abaixo dele um botão "18.04 LTS". Clicando nele, você vai baixar um arquivo. Coloque um DVD virgem no seu gravador de DVDs. Agora, supondo que você está usando um computador com Windows 7, 8 ou 10, já que você ainda não tem um Ubuntu instalado, clique com o botão direito do mouse no arquivo que você baixou. Vai aparecer um menu. Neste menu escolha "Burn disk image". Vai aparecer outra janela com um botão "Burn" na parte inferior. Clique nele, e se tudo correr bem, seu computador, então, gravará no DVD os arquivos necessários para instalar o Ubuntu. Agora você precisa se certificar que seu computador está configurado para ter o DVD como primeira opção de boot. Instruções sobre como verificar ou fazer com que o DVD seja a primeira opção de boot está fora do escopo deste mini tutorial, apelo para uma alma mais caridosa instruí-lo sobre isto, se você tiver dúvida, mas você pode arriscar sem medo: retire o DVD do gravador, insira novamente e dê um boot no computador. Se a opção acima estiver configurada, vai aparecer a primeira tela do instalador do Ubuntu. Esta tela tem uma lista do lado esquerdo para você escolher a língua que você prefere para se entender com o instalador, e dois botões: Um deles é "Try Ubuntu" e o outro é "Install Ubuntu". Sugiro que você clique primeiro no "Try Ubuntu". Isto vai permitir que você rode o Ubuntu a partir do DVD, sem instalar e sem alterações no seu HD. Quando você já estiver se sentindo o bamba, então pode tomar coragem, dar novo boot no computador e clicar em "Install Ubuntu". O Ubuntu será instalado em seu computador. É conveniente que seu sistema tenha acesso à Internet, pois a complementação da instalação vai ser baixada de lá.

Mas é preciso cuidado: Antes de instalar verifique no site acima se seu computador preenche os requisitos mínimos para instalar o Ubuntu. Outra coisa a ser considerada é se você vai instalar o Ubuntu em um computador que vai rodar só ele, ou se o Ubuntu vai conviver com o Windows no mesmo computador, e outros pequenos detalhes que não me lembro agora, mas o instalador é bem amigável, apresentando, em geral as opções em cada caso. Se alguma coisa pegar, volte a pedir socorro aqui, descrevendo em detalhes a dificuldade encontrada. Tenho certeza que a turma vai ajudar.

Recomendo que você leia as instruções nos links que tem no site onde você foi primeiro, logo abaixo do "Ubuntu Desktop" tem uns textos cheios de links para instruções e tutoriais para instalação do Ubuntu, com instruções mais detalhadas e com imagens das telas que você vai encontrar na instalação, além de outras opções, como, por exemplo, como instalar a partir de um pendrive, ao invés do DVD. O chato é que está tudo em inglês.

Como eu não sou o cão chupando manga, se alguém mais sábio ou mais experiente do que eu quiser acrescentar alguma coisa que possa ajudar o Ivan, ou até mesmo dizer que tudo acima está errado e postar instruções completamente diferentes, sinta-se à vontade.

Espero ter ajudado.