1º)
Agradeço pela resposta do sr. Aldo Nogueira sobre
instalar o java com o :

#update-java-alternatives
A idéia é boa mas quando tento intalar dessa maneira
diz que falta um arquivo o :

[EMAIL PROTECTED]:~$ sudo update-java-alternatives
-s java-1.5.0-sun update-java-alternatives: file does
not exist: /usr/lib/jvm/.java-1.5.0-sun.jinf
Andei procurando na internet esse arquivo é enorme e
não sei se tenho que colocá-lo na minha máquina da
maneira que encontrei, tipo copy-paste :-)

2º)
Agradeço também ao sr. Jonh Wendell com a dica do CD:
 instalar o java que vem no CD, andei procurando antes
se já havia um java 1.5.xx no meu sistema, e realmente
já  havia, só que eu preciso de um  mais recente, e a
opção do CD ficou também pra trás.

3º)
 terceira hipótese: a do Path:
Agradeço agora ao sr. Ronaldo Rebouças de Oliveira

JAVA_HOME=/home/otluiz/jdk1.5.0_09/
PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
CLASSPATH=$JAVA_HOME/lib/tool.jar
CLASSPATH=.:CLASSPATH
export PATH JAVA_HOME CLASSPATH

O PATH do java tem que vir antes do path do sistema,
essa funciona bem só que quando saímos do usuário ele
perde o path.

Me corrijam se estou errado; ainda coloco essas coisas
no /etc/inittab ??? , quando  usei o Linux(era o
Mandrake com kernel 2.2, faz 6 a 7 anos atrás)
colocava-se o que se queria pra ser inicializado nesse
arquivo.

Eu pergunto ainda é assim ???.
Pro java fuinciona assim ???.

Mais uma vez sou grato a todos que de uma forma ou de
outra deram um pouco do seu tempo pra solucionar o
problema dos outros. É pessoal aos poucos eu vou
aprendendo o espírito do Gnu/Linux. Em outros tempos
naqueles anos atrás,  em Recife fui considerado um
maluco quando sai instalando Linux por esse mundo
afora, até me charam de insano, pena que fiquei de
fora disso tudo por um tempo, a gente vai esquecendo
das coisas. :-)

Othon Oliveira.