> Gente: discordo de vcs.
> Acho que a comparação com o windows é inevitável, é um fato, mas não quero
> outra discussão sem fim, como costuma acontecer quando se fala essas coisas
> na comunidade linux.
> Sei que há um site chamado debianmfordummies.org aqui de Curitiba, se não me
> engano. Só pelo nome já dá para entender a proposta, certo?
> Pois eu acho que mesmo esse site está mal organizado e já atropela o
> iniciante pelo excesso de informação irrelevante para uma solução imediata,
> muitas vezes decisiva na opção do usuário.
> [...]

Eu não queria estender mais a discussão, mas vi coisas interessantes
que quero falar sobre.

Tive contato com pessoas do debian-pr, de curitiba, e conversei com
dois que estavam meio encabeçando um projeto para iniciantes. Não sei
se é o mesmo, pois não tinha começado ainda e eles estavam pensando em
dar o nome de "Linux para vovozinhas". Achei a idéia fenomenal! Eles
estavam realmente preocupados com os iniciantes, principalmente porque
a lista do debian era (não acompanho mais pra saber se ainda é) muito
grosseira com os iniciantes. Voltando ao que eu disse no início, nossa
lista não chegou nesse ponto e vejo um esforço legal de cortar a
grosseria quando ela acontece.
O que acho que seria válido é realmente ter algo destinado ao
iniciante. Como foi dito, é difícil dividir em níveis, mas iniciante
sempre é iniciante. Acredito, inclusive, que essa é a intenção do
http://wiki.ubuntubrasil.org/ComeceAqui . Acho muito válido unir
esforços em melhorar sempre e facilitar ao máximo a página para
iniciantes (exemplos, screenshots, etc.).

Gostaria de ver também iniciantes ajudando na formulação dessa página,
indicando como pode melhorar o acesso à informação. Quem já está
acostumado com Linux às vezes não percebe uma dificuldade de um
iniciante (eu faço muito isso).

Outra coisa que eu queria comentar (porque minha língua/dedos estão
coçando) o '.exe' não é mais simples pra instalar do que os meios
utilizados no Ubuntu de forma nenhuma.
Na minha época das trevas (época em que utilizava aquele outro
sistema), eu tinha que procurar o arquivo pra baixar, ver se era trial
ou free, ver se tinha crack (tá bom, confesso que já fiz isso uma vez
:) ), baixar e instalar... Agora, olhe o Adicionar / Remover Programas
do Ubuntu. A maior dificuldade é escolher um programa entre as
variedades oferecidas. Se já sabe o que tem em mente, clica e manda
aplicar. Ele baixa, instala e cria os menus sem maiores problemas.
Não achou o que queria? Veja o synaptic, que é a mesma coisa, só que
com mais opções e uma interface menos bonitinha.
Se mesmo assim não encontrar, significa que você vai ter que procurar
na net, como teria que fazer no outro sistema com coisas não básicas
do mesmo jeito.

Acho que falei de mais.

Abraços.

--