Não sei responder sua pergunta, mas eu faria outra coisa.
Editaria o comando do ícone do netbeans para algo do tipo
  bash -c "export AWT_TOOLKIT=MToolkit; netbeans"

Faço o mesmo com alguns aplicativos que tem tradução ruim, com
encoding errado. Eu boto o LANG para en_US antes de executá-lo. Um
exemplo disso, é o hydrogen, eu acho.

Abraços

Aldo