dê um lsmod e veja se estes modulos estão carregados :
thermal
battery
xxxx_acpi

e especialmente este aqui :
speedstep_centrino    -> Mas somente se sua CPU for Intel (Pentium M ou
Centrino)

Se for AMD tem esse pacote aqui :
athcool - tool to enable powersaving mode for Athlon/Duron processors

Mas como não tenho notebook equipado com Athlon então fica dificil ajudar.
Alguns notebooks equipados com processador Athlon e Celeron, são
processadores normais de mesa e são bem barulhentos. Meu colega aqui do lado
tem um notebook com Athlon64 e usa Windows e proximo ao monitor fica bem
quente. No caso dele, ele até trocou o processador Athlon por outro mais
rápido porque percebeu que a pinagem é a mesma do micro de mesa, até achei
estranho, mas enfim é funcionou, apesar de continuar quente.

[]'s