Nilton.

O Ubuntu 6.06 reconhece todas as partições a partir do LiveCD, mas com
relação ao NTFS, pode não mostrar o ícone, mas as unidades ficam montadas em
/media/hdxn, onde x é o HD e n é a partição.

Não sei qual o seu nível de conhecimento do linux, mas você pode abrir uma
janela de terminal e dar o comando "ls /media/*" para verificar os drives
montados, além do seu / .

Como disse, o Ubuntu reconhece com certeza, mas não habilita a escrita por
padrão.

Tenho testado várias distribuições para serem futuramente usadas por
usuários Desktop sem conhecimento Técnico, e até agora, o Ubuntu está
ganhando disparado.

Eu sou usuário técnico, e uso a bastante tempo, Debian com Blackbox
customizado completamente para meu uso. É uma configuração extremamente
leve, mas como a maioria dos aplicativos são desenvolvidos infelizmente
seguindo o Gnome ou o KDE, e não o freedesktop.org simplesmente, muitos
aplicativos ficam complicados para utilização por usuários não técnicos.

Por este motivo estou testando outras distribuições e configurações, e até
agora o Ubuntu está me surpreendendo.

Qualquer dúvida estamos à disposição.

[]s
Allison Almeida.