Em Qua, 2007-01-17 às 20:43 -0200, João Santana escreveu:

> Antes de procurá-lo na internet eu dei um whereis para procurar o alien
> e, pelo menos comigo, não retornou um local (isso depois de
> intuitivamente ter tentado utilizá-lo). Mas mesmo assim, se o rpm é
> empacotado pelo Ubuntu, por que o alien não o encontra quando o executo?
> Ter instalado pelo fonte o alien pode ter algo a ver?

Vamos por partes:

"whereis" é um comando para localizar arquivos de nome X relacionados
a um pacote:

$ whereis abiword
abiword: /usr/bin/abiword /usr/X11R6/bin/abiword /usr/bin/X11/abiword
/usr/share/man/man1/abiword.1.gz

Existe também o "which" que retorna o executável:

$ which abiword
/usr/bin/abiword

Nenhum desses programas faz o que você quer porque eles só funcionam
para pacotes que já estejam instalados. Quando disse que o alien e o rpm
são empacotados pelo Ubuntu quis dizer que eles estão disponíveis para
instalação via APT:

$ apt-cache search alien
alien - install non-native packages with dpkg
blobwars - platform shooting game
defendguin - defender clone with penguins
defendguin-data - Data files for defendguin
rafkill - vertical shoot'em-up similar to Raptor: Call of the Shadows
space-orbit - A 3D space combat simulator
wormux - A funny fight game on 2D maps
wormux-data - Data files for the game wormux
xonix - Carve up the screen whilst dodging monsters
tremulous - Aliens vs Humans, team based FPS game with elements of an
RTS
tremulous-data - Tremulous datas
tremulous-doc - Tremulous documentation
tremulous-server - Tremulous server
rpm - Red Hat package manager

Portanto uma pesquisa na base de dados do apt nos diz que (além de um
monte de jogos envolvendo alienígenas...) temos aí o alien para instalar
pacotes não nativos com o dpkg e o rpm!

Se você está conectado à internet, digite

$ sudo apt-get install alien rpm

e eles serão instalados.

Se você não está na internet (o que eu imagino, já que você quer um
driver de modem), vá ao site packages.ubuntu.com e baixe os pacotes de
ambos (as versões atuais são 8.64 (edgy) para o alien e 4.4.1-9ubuntu0.1
para o rpm. Aproveite para baixar e instalar também todas as dependência
do alien:

debhelper
perl
dpkg-dev
make
cpio
lintian
bzip2

(Alguns desses podem já estar instalados, cheque antes de sair do Ubuntu
para entrar no Windows).

Se você instalar por este procedimento, esteja CERTO de que conseguirá
converter o pacote. Agora se o driver vai funcionar.....

--
José Geraldo Gouvêa <[EMAIL PROTECTED]>