On 1/21/07, Andre Almeida <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Entretanto se a Canonical não liberou todo o Ubuntu como Software livre o
> importante é que ela respeite as 4 premissas: Liberdade de executar,
> estudar, redistribuir, aperfeiçoar.

Contraditório: se um software tem essas quatro liberdades, então ele é
software livre, e você está dizendo que não é...
Pelo que eu sei, o Ubuntu é "Open Source Software" por causa das
marcas registradas e por nem todo software contido nele ser livre.

> Como o Saulo bem ressaltou não estamos querendo atropelar ninguém e
> desejamos e muito o apoio da Canonical como o de todos. Por isso tenho
> certeza que a Canonical não vai se opor de liberar o uso da marca Ubuntu
> para a distribuíção de CDs no Brasil e de criarmos uma ONG Ubuntu Brasil.

Não podemos contar com isso. Se a Canonical oferece meios OFICIAIS
para tomarmos decisões com o nome "Ubuntu Brasil", então vamos
usá-los. E se a Canonical for patrocinar os CDs, não vejo porque temos
que "pedir o nome emprestado", já que estaremos apenas fazendo a parte
intermediária entre a Canonical e a empresa prensadora, ou seja, a
própria Canonical estará bancando a produção de CDs no Brasil, não
nós.

> Quanto ao canal "oficial", pra mim não faz diferença se conectarmos no
> servidor freenode ou brasnet, o importante é que a reunião saia e a idéia vá
> para frente. É verdade que o servidor freenode tem sido utilizado por muitas
> comunidades software livre e se já existem outros canais lá do Ubuntu também
> acho mais interessante utilizar o freenode.

Eu acho que faz sim. Temos uma equipe oficial, de membros oficiais
Ubuntu, e acredito que devamos usar os meios oficiais para isso
também. Se estamos satisfeitos ou não com os membros oficiais do
Brasil, aí é outra história, mas acho que devemos usar sempre o que a
Canonical nos oferece.

> Quanto a idéia ser viável ou não ainda não sabemos e é por isso que estamos
> marcando essa reunião para discutir as idéias e tornar viável. Quanto ao
> custo de produção de CDs nossos orçamentos já dão a possibilidade de
> produzir 1CD + pacote com 1/3 do custo que a Canonical tem.

Isso é para ser discutido na reunião ;-)

> Se os membros oficiais quiserem ajudar a comunidade com essa idéia vão ser
> sempre bem vindos.

Acredito que é dever deles...

> E que o Software Livre sempre seja sinônimo de Liberdade!

Amém.

--
Abraços,
 Álvaro Justen [Turicas]