Para servidor como nosso amigo Flamarion disso uma dessas nova resolve
bem, acredito que você possa ligar as 16 estações nela que ficará bom,
na pior das hipóteses você terá que aumentar apenas a memória para 2GB.

Sobre como fazer eu utilizei o Ubuntu Dapper, mas não há nenhuma
restrição quanto ao Edgy, escolhi o Dapper pois nos teste que eu fiz ele
se demonstrou mais ágil e utilizei o guia que o Carlos Morimoto
escreveu, inclusive com os arquivos que ele disponibiliza, fazendo as
modificações necessárias . O guia esta em
http://www.guiadohardware.net/guias/17/

Segui o guia e qualquer dúvida estou a disposição para te ajudar.

Estou pensando em escrever um guia baseado no do Morimoto com as
adaptações para o nosso Ubuntu, mas ainda não tive tempo...

Abraço,

Rafael Bedendo