Bom, se o problema não for das caixinhas mesmo, o q vc pode fazer eh
tentar o seguinte:
  - Clicar duas vezes no icone de som do lado do relógio, e desabilitar
o canal mono, deixando apenas o pcm habilitado.
  - Se não resolver, em Sistema, Preferências, Som, tente outras opções
para a "reprodução de som", que geralmente fica em autodetect