O formato MP3, pelo que eu saiba, não tem VBR. A não ser que seja uma
variação do original. Sei lá. E o OGG Vorbis (parte de som do OGG) tem
isso com certeza.

Por outro lado, se você especificar o bitrate para um encoder, seja
ele qual for, o resultado em bytes é o bitrate vezes a duração da
música. Certo? Faz as contas. Além disso, existem vários parâmetros do
OGG relacionados a bitrate: tem o mínimo, máximo e médio, eu acho.
Confere aí.

Agora, dado que você tem dois arquivos de mesmo tamanho, compare qual
dos dois tem a melhor qualidade? Dica: ripe a mesma música em OGG e em
MP3 tendo cuidado de gerar arquivos de tamanhos semelhantes e compare
o som. Use um fone de ouvido bom e preste atenção nos pratos da
bateria ou no som do baixo. Esses somem num MP3 normalmente.

OGG é bom sim. Melhor que MP3 e infinitamente melhor que WMA.

Abraços

Aldo