Estou tentando usar o Wine ao invés do VMware para rodar aplicativos Windows
no Ubuntu. Faço o download e a instalação bem-sucedida diretamente
do site da Wine ou do Synaptic (as versões são as mesmas), mas, na hora de
usar, onde se escondeu o Wine?!
Sim, sim: posso acessar o terminal do Gnome, digitar Wine, nome e os argumentos
do
programa a rodar, inicializando-o. Mas, no meu humilde entender, deveria poder
encontrar
um ícone do Wine no menu Aplicações, em Ferramentas do Sistema (a
assim, pelo menos, que todo o ex-usuário do Ruindows esperaria).
Tou ainda muito viciado no Ruindows? As coisas são assim mesmo no universo
Linux?

http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui