Fabio, bom dia.

Obrigado pelas informações. Eu já havia estudado essa parte e já havia
entendido.

Quando instalei o Ubuntu, eu tinha apenas uma partição NTFS onde
estava o windows. Dessa forma, quando instalei o Ubuntu pela primeira
vez usei o método 'automático' de particionamento. O que o Gparted fez
foi criar mais 3 partições no disco, uma para o Ubuntu, uma outra
extendia de aproximadamente 100mb que eu não entendi bem pra que, e
uma terceira de 1gb mais ou menos para a Swap.

Na lista do menu.lst do Grub eu tinha no último bloco do arquivo as
informações de boot do meu windows assim:

title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,0)
savedefaults
makeactive
chainloader +1

E mesmo assim, não passava da mensagem Starting up...

Acho que realmente o Grub detonou minha partição Windows. De qualquer
forma, vou usar o alternate CD (pelo que andei lendo no fórum a versão
Desktop tem algumas coisas inexplicáveis que não vem ao caso comentar
agora) e particionar o disco na mão mesmo.

Só não vou poder fazer isso por esses dias porque ainda estou
recuperando os projetos do Windows. Mas prometo dar um feedback aqui
para pessoas que por ventura possam ter o mesmo problema que tive.

Fabiano Fonseca
PHP Maranhao

http://wiki.ubuntu-br.org/ComeceAqui