Meu nome consta em todos os grupos .

Em Propriedades do Grupo "root"  meu nome não está assinalado no
quadradinho à esquerda. De todos os grupos sòmente em grupo "admin" e
"ipadmin" está assinalado.

Dei o comando e reiniciei o X como abaixo e o problema continuou. Aí
voltei nas propriedades do grupo root e assinalei meu nome. Dei um
reboot e consegui acesso aos usuários e grupos via gnome - nem sequer
pediu senha. Os demais procedimentos restritos permanecem solicitando
password. Acho que resolveu.

Grato Zandre

Antonio