Existe forma de usar um sintetizador em português sim,
o Espeak.

É preciso instalar os seguintes pacotes:

speech-dispatcher, speech-up e espeak.

Só não consegui fazer, embora tentasse, fazer com que
ele apareça nas opções de sintetizador do Orca.

Lembrando também que o orca que está no Repositório do
Ubuntu não é o mais novo.

Abraços.

André.