> eu instalei o amula e o nicoine pensando q a configuracao seria automatica
> como no Windows, o amula esta instalado porem nao se conecta a internet, o
> nicotine esta conectado, pode fazer buscas porem nao baixa nada.

Nao gostei do Nicotine. Conectei mas ele nao busca...

O aMule e facil. Voce clica na seta azul > para obter + servidores. Depois
disso
va em conectar e pronto. Pode buscar o que quiser.

E o frostwire eu instalei mas nao consigo nem abrir...

Voce precisa de Java [0] para usar o FrostWire.

[0] http://wiki.ubuntubrasil.org/Java

--
Lucas Arruda
lucasarruda.com