> Então Lucas, quanto ao firewire a minha filmadora é detectada e funciona
> beleza. Mas gravador de DVD é que eu não sei.

Infelizmente nao tenho nada com firewire para testar. Tem uma camera de
um amigo que e firewire, quando tiver oportunidade eu testo, acho que deve
funcionar e acho que o HD deve funcionar tambem, se o Ubuntu detecta
a firewire do PC normalmente.

Agora, se nao detecta ai nao sei se vai funcionar.

Veja no meu pc, detecta beleza a porta:

$ lspci | grep -i firewire
0a:09.1 FireWire (IEEE 1394): Texas Instruments PCIxx12 OHCI Compliant IEEE
1394 Host Controller

Dica: Descobri esses dias um truque para detectar mais facil USB e PCI`s.
Os comandos abaixo

sudo update-pciids
sudo update-usbids

--