Olá¸

Eu tenho impressão que o Gnome é sim mais rápido que o KDE, porém o Kubuntu
tem um desempenho melhor que o Gnome (menos na inicialização).

Tem impressão que muito "eye candy" do Ubuntu são plugins do Gnome que acaba
ficando menos veloz, já no Kubuntu, as funcionalidades são as padrão.
Se você instalar o Gnome sem os plugins e facilidades que o Ubuntu traz, ele
fica melhor que o Kubuntu.

Eu ainda assim prefiro perder um pouco de desempenho e usar o Gnome com
todas as "frescuras" (como diz meu amigo Alwin, Kubunteiro) que é desenhado
para ser muito fácil no uso e descomplicado nas alterações.
Linus já disse que "o desenvolvimento do Gnome acha que as pessoas são
burras".
Apesar de não me considerar burro, me acho preguiçoso. Não quero dar mil
cliques para abrir um navegador, nem navegar dez mil opções antes de trocar
um tema do ambiente.

[]'s

Gleidson