Boa tarde a todos!
Conheci o Linux através de um curso impresso de manutenção de
computadores. Baixeis alguns Live-CDs pata testar ao mesmo tempo que
procurava na internet tudo sobre o Linux. Era tudo novidade para mim.
Sou usuário de Windows e Macs há vários anos na área gráfica e fiquei
literalmente encantado com as distribuições, em especial Kurumin,
Mandriva e Ubuntu.
Comprei o livro e os CDs do Kurumin 7.0 por achar o melhor para um
iniciante como eu. Li e estudei o livro completo, li os tutoriais nos
sites, instalei no segundo HD do meu computador e ele funcionou
maravilhosamente. Por um dia... Parou de iniciar o X no dia seguinte.
Refiz a instalação, particionei um espaço menor para o sistema,
coloquei o home num partição separada, criei a partição de swap... E
nada de dar o boot. Reinstalei com o boot pelo Lilo e não pelo Grub e
não deu certo.
  Rodei o Kubuntu 6.10 pelo Live-Cd e funcionou perfeitamente.
Instalei  e a tela ficou tão distorcida que nem os controles do
monitor conseguiam corrigir. Usei o driver genérico e o da Sansung.
Com o da Sansung as opções de resolução aumentaram, mas as distorções
continuaram do mesmo jeito.
Todas as distros que experimentei, Ubuntu 6.04, Ubuntu 6.10, Kurumin
6.1, Kurumin 7.0, Famelix, Dreamlinux, Mandriva 2007, Knoppix 5,
funcionaram muito bem do Live-CD, mas uma vez instaladas, só davam
problemas.
Tenho um Pentium IV com 1Gb de RAM, placa ATI Radeon 9600, sem acesso
à internet ou rede. Usei tanto os drivers opensource quanto os do
fabricante da placa de video e nada deu certo. Não instalei o Beryl,
mas mesmo assim o X não iniciava no Kurumin ou a tela distorcia no
Kubuntu.
Porque as distros funcionam tão bem no CD, mas não no HD? Existe
solução?

Nilton - Joinville, SC.