Em Seg, 2007-03-05 às 11:54 -0300, [] Follmann escreveu:
> Atento ao solicitado abaixo, aqui vai, de novo, a mensagem. Complementando,
> a operadora é a BrT, Rio Grande do Sul. o Modem é um DSL D-210, da D-Link.

Não é nem o mesmo modem e nem a mesma operadora que o meu caso, mas vou
tentar ajudar.

> Tem posts meus no fórum do Ubuntu e do Guia do Hardware, li dezenas de
> tutoriais, mas não resolvi o problema.

Porque em sua maioria os tutoriais na net são antigos. As operadoras
parece que ficam brincando de esconde-esconde conosco mudando de tempos
em tempos as configurações. A cada vez que tudo muda, uma geração
inteira de tutoriais fica "zumbizando" na net e atrapalhando a vida de
quem quer aprender a configurar ADSL.

> Minha saga continua.
>
> Formatei e fiz uma instalação limpa do Ubuntu (pela segunda vez). Como
> (finalmente) percebi que o modem é reconhecido pelo Ubuntu, parei de tentar
> instalar drivers de tutos antigos da rede. Mas continuo não conseguindo
> fazer o PPPOECONF funcionar, nem criar a interface 'ppp0' (pontos comuns de
> tudo o que li).

Será mesmo? Para começar. Seu modem é bridge ou router?

Se for bridge, ele funciona como um modem mesmo, só que na interface de
rede.

Se for router, você configura sua interface de rede eth0 como DHCP
(endereço IP dinâmico) e acessa uma interface de configuração via web
(no meu caso ficou em http://192,168,258,254) onde você deverá informar
os dados necessários à configuração do Login. Sugiro que você leia o
tutorial do modem Siemens SpeedStream 4200 no site da www.abusar.org e
meu artigo sobre a configuração do Velox (Telemar) no Ubuntu
(http://www.leopoldina.com.br/~jggouvea/pmwiki.php/Cronicas/ConfiguracaoDoVelox).
 Com base nisso você deverá ligar para o suporte de seu provedor e fazer as
perguntas certas. Com base nessas respostas você configura seu modem de modo
que ele se conecte automaticamente ao ser ligado e permita que sua placa de
rede acesse a web através dele.

> O interessante é que, olhando o resultado do DMESG (ver arquivo de mesmo
> nome), dá pra ver que ele reconhece a linha, identificando corretamente a
> velocidade. Ou seja, o SO sabe que o ADSL está ali, disponível. Quando
> disparo o PPPOECONF, ele só acha a 'eth0'. Na tela onde isso acontece, diz
> que, se há outra interface, devo dar ESC pra iniciar o MODCONF (ver arquivo
> PPPOECONF_MODCONF). Mas na hora de carregar ele, só uma mensagem de erro.

O PPPoEconf dava um erro assim aqui comigo, ele achava a eth0 mas na
hora de detectar ele informava que não havia sinal de DSL disponível.
Claro, isso acontecia porque a eth0 é um ponto intermediário entre o PC
e a verdadeira porta para a web. Esse erro PODE significar que seu modem
é router -- e não bridge.

Agora alguns comentários sobre seus arquivos:

[17179612.124000] ADDRCONF(NETDEV_UP): eth0: link is not ready
Esta linha do seu arquivo "dmesg" indica que a interface de rede estava
ocupada e por isso o ppp não pode discar por ela.

O seu arquivo ifconfig mostra que sua eth0 não está apontando para lugar
nenhum.

--
José Geraldo Gouvêa