O esquema de particionamento é o básico de todas minhas instalações :
(swap)
/
/home

todas primárias, más não é isso porque já fiz diversas combinações
diferentes, obviamente deixando sempre o swap como primeiro. E também
esse problema não explicaria porque o Dapper instala e as versões
posteriores não.

Eu acho que o problema é a geometria do disco, infelizmente a bios é
daquelas que ou autodetecta ou deixa como not installed, e pode ser
provavel que a BIOS aplique o autodected para LBA como "false" e
avacalhe o pos-instalação, pelo menos isso foi a explicação mais
plausivel que encontrei no Google.