Os dispositivos das partições são criados em /dev e têm o nome do tipo
de dispositivo.
Se você tiver um HD IDE, então a nomeação dos HDs fica: hda, hdb, hdc etc.
Se eu tenho 3 partições no meu segundo HD (hdb), então cada partição
recebe um número: hdb1, hdb2 e hdb3.
No caso dele, o dispositivo é um "sd" (em vez de "hd"), que [se não me
engano] é usado para dispositivos SCSI ou SATA. Sendo assim, o
PRIMEIRO disco SCSI/SATA é o "sda", e "sda5" significa a QUINTA
partição desse disco.

--
Abraços,
 Álvaro Justen [Turicas]