Grandes mestres do Ubuntu

Preciso de uma luz sobre um problema que crei no ubuntu.

Sou um velho usuario de windows e um absoluto neofito de linux

Instalei o ubuntu e sinceramnete estou adorando o sistema

Porem andei fazendo alguma besteira no sistema e de repente nenhum apt-get

funcionava direito.

Tentei tudo que achei em FAQ, foruns e paginas da internet e nao funcionava.

Como possuia dois HD (hda 80gb e hdb 160gb)

resolvi fazer o seguinte: Reinstalar o ubuntu [vicio do windows]

Para tal colcoquei o CD e mandei ele formatar o hdb e instalar o sistema nele

Enquanto deixava no hda cerca de 1,3 gb de dados

Tudo correu as mil maravilhas e a instalação funcionou bem.

usando o gparted observo que o /dev/hda tem uma partiçao /dev/hda1 ext3 com
74,56gb dos quais 1,35 gb estao utilizados.

Ate ai estava indo tudo bem, eu ja me sentia o mestre do ubuntu, mas ...

Ao digitar o comnado

sudo mount /dev/hda1 /mnt/arquivo

surge dentro de /mnt/arquivo apenas um diretorio lost+found

ja tentei:

1- informar que o fs e ext,
2- montar em /media/arquivo
3- montar como /hda1
4- montar a partir do UUID no fstab
5- montar no fstab com rw e remount-ro

Não sei mais o que fazer !!!
Alguem pode dar um luz ?!?
Sera que perdi tudo?
Se perdi porque isto ocorreu, alguem pode explicar?

Atecipadamente agradeco a todos

[]s
Tura

Mensagem  enviada  pelo  CIP  WebMAIL  - Nova Geração - v.2.51
CentroIn Internet Provider          http://www.centroin.com.br
Tel/FAX: (21) 2532-3138
Empresa 100% Brasileira - Desde 1992 prestando servicos online